Tentando colocar um ritmo mais acelerado nas postagens das Árvores, seguiremos falando sobre mais um reino e quais as análises de suas unidades dentro do Mount and Blade. Nesta postagem falaremos sobre o Reino Vaegir.
HISTÓRIA
Baseado nos chamados primeiros russos. Esta é a definição oficial do jogo. Porém, o termo vago não evidencia a época exata na qual os Vaegir foram inspirados. O fato é que muito se assemelha aos Cossacos, um corpo militar proveniente da atual Ucrânia e Sul da Rússia. Este grupo serviu na Idade Média tardia a estereotipar a Rússia desta época.
Falaremos um pouco mais sobre eles adiante.
Outra possível influência é o Principado de Kiev, um estado existente entre os anos 880 d.C. até meados do Séc XII.
Assim como os Rhodok, o terreno Vaegir expressa a sua geografia no mapa real. Um terreno gelado, muitas vezes coberto de neve. No tópico dos bandidos falaremos brevemente sobre um conceito geográfico presente no extremo norte da Rússia, que é descaracterizado no jogo.
Outro ponto interessante é que os russos eram habilidosos sobre cavalos, fazendo com que a Árvore deste reino tenha quatro cavaleiros no nível 6.
Como já mencionamos nas postagens anteriores sobre outros reinos, os nomes originais dos soldados Vaegir estão escritos em Russo.
A maior parte dos nomes em português, feita pela Taverna Cinzenta, corresponde a cavalos e armas, como por exemplo:
H4 Atirador Montado Vaegir
I4 Guerreiro Vaegir
C5 Cavaleiro Leve Vaegir
A5 Arqueiro Vaegir
Por conta de um número alto de cavalaria e falta de traduções livres aos nomes destes, alguns nomes em português foram empregados como forma de complementação e enriquecimento da nomenclatura do MaBW. São eles:
C4 Furriel Vaegir
Posto cujo nome fora utilizado em vários países. Geralmente era atribuído a oficial inferior de cavalaria. Como este é o primeiro cavaleiro na evolução da Árvore Vaegir (se desconsiderarmos o H4 Atirador Montado Vaegir, que não faz parte, tecnicamente, da função de cavaleiro no jogo), o nome foi atribuído a este.
C5 Alferes Vaegir
O equivalente russo foi utilizado no Principado de Kiev. Foi descrito como porta-bandeiras e também como oficial de menor patente.
--
Além das alcunhas relatadas acima, temos o C7 Comandante Cossaco Vaegir. Esta palavra se refere, como falamos acima, a um grupo militar que se estabeleceu na Ucrânia e Rússia. Ao longo dos anos tacharam para si a fama de corajosos, bravos, fortes e de uma capacidade militar acima da média em sua época de ouro, sobretudo na cavalaria.
O seu sucesso chegou a um ponto tão alto que quando foram incorporados à Rússia, foi criada uma unidade militar com o seu nome.
GRUPO DE BANDIDOS
Os bandidos da Tundra são implacáveis, fortes e causam terror quando em grande quantidade. Mas que diabos é Tundra? Para os menos familiarizados com o termo, trata-se de um ecossistema de baixa temperatura onde há escassez de árvores frondosas. Geralmente são encontrados arbustos e vegetação rasteira.
Tundra da Rússia |
No mapa do jogo, não vemos esta diferença, já que há tantas árvores imensas quanto na maioria do mapa. Porém, Quando as flechas começam a voar e a batalha se inicia, percebemos que esta caracterização também foi pensada, uma vez que a vegetação alta é rara neste ponto do mapa.
Daí vem o nome deste grupo de fora-da-lei.
UNIDADES ALTAS
A Infantaria não é um ponto forte nos Vaegir. Nos aprofundaremos mais esta questão no tópico seguinte. Aqui falaremos sobre um cavaleiro e um arqueiro que podem fazer a diferença no seu exército, ou não.
C7 Comandante Cossaco Vaegir
Assim como vários cavaleiros de níveis altos no jogo, o CCV é mais habilidoso com lanças do que com espadas de uma mão. Mas isto não os deixa menos mortal quando o assunto é usar lâminas afiadas.
Contudo, na minha análise, este soldado não vale o investimento, um dos maiores salários e valores de promoção do jogo. Apesar de ter PV 69, um número considerado alto, sua destreza com armas é baixa, o que pode gerar desvantagem na batalha.
Sua Competência em Escudo é baixa (6) e isto pode torná-lo um alvo mais fácil em meio a espadas e flechas.
Outras opções de outros reinos podem ser vistas como mais efetivas.
A7 Arqueiro de Elite Vaegir
Quando se encontra a palavra "Elite" na tradução do Mount and Blade, algo de especial existe no soldado. Com este aqui não é diferente. Tem mais Pontos de Vida que o Arqueiro de Elite Swadiano e mais competência no arco, apesar de ser mais caro que este na hora da promoção.
Aliás, falando nisto, você precisa do mesma quantia para promovê-lo ou o Besteiro Condottiero Rhodok. Outro detalhe é que, enquanto o AEV possui 319 em competência de arco, o seu rival rhodok possui o mesmo valor na besta. A diferença pode estar na defesa, já que o Condottiero tem roupa com nível de proteção alto, além de mais PV.
APENAS VAEGIR
Os Vaegir são muito fortes no quesito de cavalaria, como já cansamos de dizer aqui nesta postagem. Esta força sobre cascos é compensada negativamente com a debilidade na infantaria. O nível mais alto que unidades infantes chegam é com o I5 Guerreiro Veterano Vaegir. Até mesmo os arqueiros não tem ramificações variadas e só não fazem feio neste reino por conta de de seu ramo que segue até o nível 7.
Para se ter uma ideia do quanto os Vaegir foram criados para serem um reino de cavalaria, notem o seguinte: apesar de ter apenas dois cavaleiros no nível 4, este número sobe para 5 no patamar seguinte. Ninguém tem tantos cavalos nesta posição da Árvore. Mas o que isto implica? É simples. É praticamente impossível conseguir um exército inteiro de níveis 6 e/ou 7. O degrau de número 5 na escala de promoções são diferenciais em muitas batalhas. Os Vaegir tem uma opção variada de cavaleiros, o que pode ser decisivo no campo aberto.
E para não deixar as unidades montadas desamparadas, os Vaegir ainda contam com o ramo da Árvore com arqueiros, podendo ter a sorte de subir até alcançar o level 7 da unidade.
Além disso, não podemos nos esquecer que há arqueiros montados na Árvore Vaegir que pode alcançar o nível 6 com o seu H6 Vaegir Voevoda.
A linha de cavaleiros leves podem ser uma boa alternativa para os dispendiosos cavaleiros pesados, ao passo que o C5 Alferes é ainda mais barato, porém mais limitado.
Como falamos sobre o nível 5 ser divisor de águas, os Vaegir têm nas mãos boas opções neste degrau, podendo formar um exército digno de boas batalhas. Seu único militar de infantaria nesta etapa utiliza o mesmo peitoral do A7 AEV e deve ser posto nos campos de guerra.
Tropas Recomendadas
C6 Cavaleiro Leve Vaegir
C7 Comandante Cossaco Vaegir
H6 Vaegir Voevoda
A7 Arqueiro de Elite Vaegir
I5 Guerreiro Veterano Vaegir
--
Chegamos ao fim de mais um trabalho muito bom de se fazer, e esperamos comentários de vocês. Concorda com a postagem? Já fez um exército utilizando alguma unidade alta ou exclusiva desta facção? Comente, opine, critique. Vamos compartilhar o conhecimento sobre o universo MaBW!
Marcio, não localizei publicação sobre os Khergit Khanate. Já tem algo relacionado, força com o blog, o conteúdo está fantástico até o momento.
ResponderExcluirGostaria de saber a origem do Reino dos Vaegirs.
ResponderExcluirOlá, amigo!
ExcluirComo dissemos no início da postagem, os Vaegirs tiveram a sua origem, possivelmente, nos Cossacos e também no Principado de Kiev.