Desta vez falaremos sobre o Reino Rhodok.
HISTÓRIA
O Reino Rhodok foi baseado em cidades-estado italianas, sobretudo as cidades de Veneza e Gênova. Estes dois locais tiveram repúblicas independentes e foi uma grande influência em determinados momentos da história medieval. Eram rivais e possuíam fortes ligações com o controle marítimo.
Assim como os nórdicos, a cavalaria não é o seu forte. Mesmo assim, possui alguns cavaleiros, totalizando três unidades. Todavia, compensa esta debilidade com poderosas unidades de infantaria, que carregam consigo espadas de uma mão potentes. Além destes soldados, os Rhodok têm em sua árvore os melhores besteiros do jogo.
Esses soldados utilizadores da besta (leia-se bésta) são baseados em um forte corpo militar da República de Gênova na Idade Média. Além de atuarem na defesa da República de Gênova, também batalharam como mercenários junto a alguns soberanos europeus.
Este grupo militar possuía escola de formação, a além da besta e equipamentos de combate, eles também utilizavam o Escudo Pavês, um instrumento de defesa do tamanho do corpo. Como a recarga do dardo era demorado (levava em média 2 a 5 minutos para atirar novamente), outro soldado protegia o besteiro com este escudo.
Os besteiros genoveses tiveram relativa fama na Idade Média, sendo temido por muitos, chegando ao ponto do Imperador Frederico II ordenasse que todo o inimigo besteiro que fosse capturado tivesse os dedos cortados.
Um dos momentos que destacam o seu valor junto a monarcas pela Europa se deu num evento que já mencionamos aqui: a Batalha de Crecy. Entre 5.000 e 6.000 besteiros foram contratados pela França para avançar sobre os ingleses. Porém a superioridade das táticas de guerra dos ingleses e o grande alcance do Arco Longo dos ingleses acabaram abatendo os genoveses. Os restantes vivos bateram em retirada, encontrando os franceses no caminho de volta, que acharam covardia e quebra do contrato por parte dos genoveses, e mataram os besteiros restantes. Assim, arqueiros ingleses e a forte cavalaria francesa se encontram no campo de batalha, mas a vitória acabou sendo dos soldados da Bretanha.
HISTÓRIA NO JOGO
Aqui falaremos um pouco sobre como a História influenciou Mount and Blade.
Primeiramente podemos falar do terreno dos Rhodok no mapa de Calradia. As maiores cidades do reino ficam num local montanhoso e acidentado. Isto também foi pensado na história real das repúblicas de veneza e Gênova, uma vez que estas cidades estão localizadas ao norte da Itália, próximas aos Alpes que cercam a fronteira norte da Itália.
Os nomes das tropas, no original, estão escritas em italiano, e nomes como Cittadino, Lanciere Veterano, Capitano di Ventura, Balestrire a Cavallo podem ser vistos no jogo. Na nossa tradução, vemos que a maioria dos nomes expressam a forte relação com a besta, que é o caso destes seguintes:
A3 Miliciano Besteiro Rhodok
A3 Recruta Besteiro Rhodok
A4 Besteiro Leve Rhodok
A5 Besteiro Veterano Rhodok
H5 Besteiro Montado Rhodok
O fato das besterias terem longo alcance acabaram por fazer desta arma essencial para defesa de cercos e para sitiar também, apesar de atacar um forte com ela é menos favorável que defender. O motivo é simples: nas ameias, os defensores tem barreiras para se defender enquanto recarregam sua arma, enquanto que no ataque o besteiro pode sofrer ataques de arqueiros inimigos ao recarregar.
Por esta competência, algumas unidades recebem esta valiosa característica em seu nome:
A5 Besteiro de Cerco Rhodok
A6 Capitão de Cerco Rhodok
Contudo, o nome mais emblemático para este tópico é, sem dúvidas, as duas unidades altas do reino: I7 Comandante Condottiero Rhodok e A7 Besteiro Condottiero Rhodok.
Vejamos a origem da palavra:
Os Condottieri (plural) eram mercenários que alugavam as suas espadas em troca de fortunas. Na Idade média várias dessas escolas de aprimoramento militar nasceram (como vimos com os genoveses), mas esta companhia específica nasceu em terras italianas, e daí o seu laço com os Rhodok no jogo.
A palavra Condottiero significa "conduzir", e eles surgiram em razão da rivalidade constante de cidades independentes da região da Itália. Eles eram altamente treinados e quase sempre valia a pena contratá-los, se não fosse pela falta de identificação com a cidade contratante em questão, o que resulta em trocas constantes de lado, a depender de quem pagasse mais.
GRUPO DE BANDIDOS
Este tópico dispensa muitas explicações. Já mencionamos acima o motivo para o terreno acidentado da região principal dos Rhodok. Assim sendo, o nome dado ao grupo de bandidos referentes a este reino são os Bandidos das Montanhas.
Um detalhe questionável neste ponto é que cada bandido, em sua evolução, migra para uma unidade da Árvore de algum dos seis reinos. Todos, COM EXCEÇÃO DOS RHODOK, migram para soldados nível 4. No reino de alusão a Itália os bandidos evoluem para soldados nível 3 (I3 Miliciano Rhodok e A3 Recruta Besteiro Rhodok), o que pode ser uma desvantagem na hora de recrutar bandidos para o seu exército.
UNIDADES ALTAS
É sempre bom falar sobre as unidades altas. São as mais fortes e as quase impossíveis de se conseguir. No caso dos Rhodok, as marcas deste reino tinham que estar presentes. Já mencionamos a razão da nomenclatura e agora vamos à análise:
A7 Besteiro Condottiero Rhodok
O A7 BCR é muito do que já falamos aqui. Uma unidade militar dotado de uma poderosa arma à distância, com alcance maior que a maioria dos arcos, e com a competência em besta maior do que os A7 Arqueiro de Elite Swadiano tem no Arco. O Escudo Pavês também está presente. Lembrando que nem a besta nem este escudo pode ser usado usando cavalo, fator que não interfere nos NPC, já que o A7 BCR não usam cavalos. Outro ponto a ser comentado é seu Ponto de Vida ser 69, alto para a maioria dos arqueiros, mas talvez seja uma compensação pelo tempo perdido na recarga da besta, o que pode gerar ofensivas adicionais dos inimigos.
I7 Comandante Condottiero Rhodok
Esta unidade possui 300 em competência de espada com uma mão, mas o que chama a atenção é que sua maior habilidade está no uso de bastões, deixando a figura de infante com espada de lado para adotar a função de piqueiro, papel que desempenha melhor. Suas duas hastes tem bônus contra escudos e são opções interessantes contra cavalarias pesadas e leves, já que o seu alcance é muito maior até mesmo que uma espada de duas mãos. Seu Ponto de Vida também é de 69, e só para se ter uma ideia, supera os 65 Pontos de Vida do C7 Barão Swadiano.
APENAS RHODOK
Como falamos no início, os Rhodok não têm muitas opções de cavalaria, compensando em boas unidades de infantaria e arquearia. Além das unidades altas, outros nomes podem ser citados como bons combatentes.
Há duas unidades de infantaria que avançam até no nível 6 e que tem características distintas. O uso dessas unidades podem complementar o seu exército, além de serem opções para uso de espada, já que o Comandante Condottiero tem mais habilidade com hastes. o I6 Capitão Rhodok é forte, Ponto de Vida 66, e usa espada de uma mão com escudo na outra. Detalhe curioso para uma arma que ele utiliza feita especialmente para este reino: a Espada Italiana.
Já o I6 Guarda de Elite Rhodok é uma máquina de matar. Espadas pequenas são apenas detalhes nas mãos deste soldado. O fator que faz deste soldado imponente no jogo é sua espada Twohanded Greatsword, com 50t de Golpe, 10t a mais que o machado usado pelo Comandante Varegue Nórdico. o I6 GER não usa escudos, fazendo dele um militar próprio para armas em que uma única mão não suficiente.
A cavalaria é um ponto controverso. O C5 Cavaleiro Rhodok é fraco, mesmo para o nível 5 e talvez seja melhor utilizar o H5 Besteiro Montado Rhodok. Este soldado utiliza uma besta leve, uma das poucas que se pode manejar sobre um cavalo. Tem mais Ponto de Vida que Cavaleiro Rhodok, além de levar vantagem no uso de uma arma de longa distância. O equipamento de proteção é ligeiramente inferior ao do cavaleiro, o que não compensa os valores de evolução e salário. Além disso, o H5 BMR ainda pode usar mais uma arma feita especialmente para este reino. O Machado de Batalha Rhodok, com Golpe de 37t e bônus contra escudo.
O A6 Besteiro Pesado Rhodok, na opinião da Taverna Cinzenta, é uma peça que não vale a pena evoluir. Apesar de ter mais Ponto de Vida que o A6 Capitão de Cerco, é mais caro e com A6 CCR você ainda pode dar experiência suficiente para tentar fazê-lo evoluir ao nível 7.
Tropas Recomendadas:
I6 Capitão Nórdico
I6 Guarda de Elite Rhodok
I7 Comandante Condottiero Rhodok
A7 Besteiro Condottiero Rhodok
H5 Besteiro Montado Rhodok
--
Mais uma análise feita pela Taverna e espero que todos os leais que permanecem fazendo a sua visita ao blog goste do que foi falado. Gostou? Comente, opine, critique. Vamos expandir o universo MaBW!
Nenhum comentário:
Postar um comentário