terça-feira, 27 de outubro de 2015

Árvore do Reino Nórdico

Depois de um tempo maior que o previsto, eis a continuação da nossa aba sobre as Árvores de Tropas. E eu não poderia deixar de me adiantar em falar sobre os nórdicos, já que foi o povo que mais me acolheu ao longo dos meus anos de jogo. Mas como assim, me acolheu? Simples. Sempre iniciei minhas aventuras com os swadianos, mas o reino sempre se dissolvia e curiosamente um laço de afetividade sempre crescia entre o meu personagem e os lordes nórdicos.




Mas deixemos de novela, e vamos ao que interessa.


HISTÓRIA


Os nórdicos do Mount and Blade: Warband já tem um nome bastante sugestivo. Não é nem preciso dar o play no jogo pra saber de qual povo se trata. Afinal, o povo nórdico realmente existiu, e sua influência no mundo através da sua história e mitologia é grande. Quem nunca ouviu falar de Odin e Thor (Não estou me referindo aos deuses da Marvel, mas os originais).


Este povo tem como base os povos da Escandinávia e antigos vikings. Muitos filmes e séries retratam a cultura deste povo, mas atualmente está no ar um seriado que expressa os aspectos sociais e militares bem a fundo: Vikings (mais um nome sugestivo).

Os vikings eram um povo explorador do norte da Europa, que teve a sua expansão, em grande parte, pelos mares, através dos seus navios de guerra, romanticamente lembrado como forma de dragões (e sim, eles eram assim).

Atualmente esta área onde eles viviam se encontra na Dinamarca, Noruega e Suécia, e o perfil físico foi relatado várias vezes pela história como homens altos, loiros e de olhos claros.

Apesar dos contos e histórias terem os traçado como ladrões violentos (na maioria das vezes, eram de fato), eles também souberam utilizar a paz e promover o comércio.


HISTÓRIA NO JOGO


Apesar de não termos um tópico especial para este assunto na tropa swadiana, foi explicado indiretamente a influência da história no jogo. Neste ponto aqui iremos apenas mencionar nomes importantes na história dos povos e como essas etimologias deram origem a nomes de tropas no Mount and Blade.

Primeiramente, um fator que eu já havia mencionado na postagem sobre os swadianos: os nomes das tropas são escritos na língua nativa dos povos reais. Com os nórdicos não seria diferente. Os nomes são escritos em dinamarquês e norueguês, com algumas palavras no saxão antigo e dialetos germânicos. O interessante é que no idioma original do Floris, esses nomes são mantidos e vemos nas batalhas uma mistura quase indistinta das mais variadas línguas.

Falaremos mais adiante sobre as unidades altas, que tem alto valor histórico em seus nomes, mas de maneira geral, podemos dizer que nossa tradução em português feita pela Taverna Cinzenta tentou ao máximo acompanhar as características dos povos.

Por exemplo: o povo nórdico e a base histórica que já mencionamos, são um grupo de pessoas que exploravam, caçavam, saqueavam, e em grande parte das suas batalhas o machado era a arma principal. Não é incomum associarmos este povo a batalhas sangrentas utilizando esta arma.



Então vejamos alguns nomes interessantes no povo nórdico:



A3 Caçador Nórdico
I3 Invasor Nórdico
I4 Viking Nórdico
A4 Atirador Bárbaro Nórdico (os vikings eram vistos como bárbaros sem cultura)
I5 Explorador Nórdico
I7 Dinasta Nórdico
I7 Comandante Varegue Nórdico


Mas vejamos o motivo para alguns nomes:

Já comentamos acima sobre o porquê de chamá-los de caçador, invasor, viking, bárbaro, explorador... 

Mas por que dinasta? Vejamos. O termo original para esta unidade é "Ætheling", palavra usada para designar membros de dinastias (famílias) reais, presentes na linha de sucessão de tronos.


Já o Comandante Varegue tem o seu nome vindo de um grupo de nórdicos que ocuparam a Rússia e eram chamados de varegues (Væringjar, em nódico antigo). Este termo deu nome a um importante grupo militar, denominado a Guarda Varegue, composta por guerreiros varegues, encarregados pela guarda pessoal do imperador do Império Bizantino.

Apenas como mais um ponto de informação, no original ainda temos os Berserkr e os Huskarl, ambos no nível 2 da árvore. Para quem joga RPG ou conhece de alguma forma a mitologia e história da Escandinávia, lembará rapidamente destes nomes.

Os Berserkr eram guerreiros importantes, juramentados ao Deus Odin, que entravam num estado de frenesi antes das batalhas (isto me lembra bastante os Haka da Nova Zelândia no Rugby). Eram muito conhecidos pela fúria incontrolável nas guerras, bem ao estilo estereotipado do viking.

Já o Hurscarl eram soldados responsáveis pela defesa dos seus soberanos. No norueguês antigo significa "homem da casa".

Só acho uma pena ver dois termos tão famosos sendo sub-aproveitados no nível 2.


GRUPO DE BANDIDOS


Mais um tópico não presente nos swadianos, e que merece uma edição de texto para adicionar.

É bem verdade que o tópico não é muito grande, mas ressalta os detalhes pensados pelos produtores do jogo. Em cada região do mapa onde os reinos iniciam há um grupo específico de criminosos, que está de acordo com a característica do povo em questão.

Por exemplo: nas florestas próximas às cidades mais importantes do Reino de Swadia (cidades de Praven e Suno), estão os bandidos da floresta. Há uma lógica simples para estes bandidos se esconderem nas florestas: assim como as tropas, os bandidos e a geografia também foram relacionadas com os povos e países reais. Como na Inglaterra e França as estradas eram rodeadas de mata, e por consequência grande parte dos ladrões estavam ali, adotou-se este tipo de bandido aos swadianos.

No caso dos nórdicos, não poderia ser diferente. Como a ligação desta facção com o mar é muito forte, os bandidos nesta região são os piratas (em uma tradução popular do Mount and Blade foi utilizado "corsários do mar"). Percebe-se de longe a ligação com os homens escandinavos: bárbaros, na maioria das vezes sem camisa, com machados na mão e ruivos ou loiros.


UNIDADES ALTAS

Já comentamos sobre a etimologia dos seus nomes. Mas o que os níveis 7 dos nórdicos têm de especial? Primeiramente, uma ressalva que bem que poderia estar no momento histórico: como os nórdicos são povos invasores que utilizam, na maioria das vezes, o mar, o uso de cavalos eram quase que inexistente.

No jogo, é o único reino que não tem cavalaria. Isto pode ser uma desvantagem? Sim! Cavalos são fortes, saudáveis, ótimos combatentes. Um exército sem cavalaria requer uma tática muito bem definida e unidades fortes que compensem a sua ausência, mas falaremos mais sobre isso no próximo tópico. O foco aqui são as unidades mais fortes dos nórdicos.


I7 Dinasta Nórdico




São soldados muito fortes. Além de alto ponto de vida, ele tem armas variáveis. Além de usar a Espada Céltica, eles tem diferentes tipos de lanças, inclusive alabardas que são lançadas. Os equipamentos de proteção são bons, mas poderiam ser melhores. Mas ainda assim chega próximo das grandes cavalarias pesadas.


I7 Comandante Varegue Nórdico





Esta é a unidade de infantaria top do jogo. A sua destreza com arma de 1 mão (306) é uma das maiores do jogo, perdendo para o Grande Comandante Mercenário (339). Além de muito fortes, também tem um arsenal variado, com os presentes machados de arremesso. Além da Espada Céltica, ele usa o Trondox, um machado poderoso com golpe de 40t.


APENAS NÓRDICOS


Este tópico é bem previsível. Com a falta de cavalos, nos limitamos aqui a infantaria e arqueiros. Porém, mesmo assim, os nórdicos conseguem desbancar exércitos maiores de cavaleiros, se a tática utilizada for acertada.

Além do Dinasta e do Com. Varegue, outras opções de unidades são fortes e conseguem dar mais profunidade e diversidade ao conjunto, como por exemplo o A6 Líder dos Arqueiros Nórdicos. Este nome merece um reboot, já que este soldado não usa arco no combate. Ao invés da arma tradicional para atirar flechas no inimigo, o Líder dos Arqueiros carregam em suas mãos os Mammen Axes, que são machados de uma mão que são lançados freneticamente. E confesso que não há nada mais lindo que ver voando sobre a sua cabeça inúmeros e impiedosos machados, indo de encontro aos inimigos.

E para deixar o combate corpo-a-corpo ainda mais violento, temos o I6 Nord Erfane Himthige (me perdoem! Este não está traduzido) e o I6 Herói Nórdico. O que eles têm em comum? Machados! Sim, a arma mais emblemática dos nórdicos é usada pela maioria das unidades na árvore, e quando não é usada com uma ou duas mãos, são arremessadas.

o Himthige talvez leve em suas mãos o machado mais poderoso do jogo, o Bearded Axe, típico dos povos escandinavos. Ele só pode ser usado com duas mãos devido ao tamanho, e quando acerta o oponente faz um estrago instantaneamente.

Já o Herói Nórdico possui, além de espadas, o Grande Machado Nórdico, menos potente que o Bearded, mas ainda assim causador de bons estragos.

Um detalhe importante para quem utiliza apenas infantaria e arqueiros: a experiência necessária para evoluir as tropas é BEM menor que no caso da cavalaria. Isso te ajuda a conseguir níveis 7 com mais facilidade.

Tropas recomendadas:


I7 Dinasta Nórdico
A6 Líder dos Arqueiros Nórdicos
I6 Nord Erfane Himthige
I6 Herói Nórdico
I7 Comandante Varegue Nórdico

--

Chegando ao final de mais uma análise, e espero que a próxima não demore tanto pra sair como esta. Gostou da postagem? Comente, opine, critique. Vamos fazer deste blog uma conversa de aprendizagem. Qual a próxima tropa deve ser abordada?

Abraços a todos!

5 comentários:

  1. Não me contive quando li vc descrevendo a chuva de machado kkkkk realmente é uma das coisas mais emocionantes do jogo ...Post perfeito valeu a espera parabéns a taverna cinzenta !!!

    ResponderExcluir
  2. O blog é muito bom. Vc vai voltar a postar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      estou com problemas de tempo, mas espero em breve continuar a sessão de Árvores.

      Abraço!

      Excluir
    2. Espero que tudo se arrume ai e vc poça voltar com tudo seu blog é nota 10 e a tradução do flóris foi um grande presente . abraços e bom ano novo !

      Excluir