quarta-feira, 9 de julho de 2014

As Crônicas de Gelo e Fogo



"Esta é a fantasia épica mais impressionante desde Senhor dos Anéis!"

Esta frase percorreu o mundo quando chegou aos leitores a magnífica obra de George R. R. Martin, que tem como título "As Crônicas de Gelo e Fogo". O que deveria ser uma trilogia acabou se transformando num conjunto de sete livros, sendo que dois ainda estão para ser lançados.

Mas muita gente deve ter ouvido falar, mas não sabe qual é o enredo dos livros. Basicamente, as crônicas contam a história de um grande continente chamado Westeros, que há anos atrás teve os seus sete reinos reunidos em um só, através das conquistas de um homem chamado Aegon Targaryen, que se denominou rei sobre toda a reunião.

Já no presente, a linhagem Targaryen foi destituída do trono por barbaridades feitas por um monarca descendente de Aegon, e outra Casa nobre entra em seu lugar, tendo como rei o primogênito da Casa Baratheon, Robert. No entanto, com a morte de Robert e a suspeita de que seus filhos na verdade são filhos de outro homem, e portanto, ilegítimos para assumirem o trono, uma verdadeira passa a ser travada pelo trono.

Junto a muitas batalhas e intrigas políticas envolvendo a corte do reino, há ainda outros dois pontos peculiares que ditam o rumo dos acontecimentos: a ameaça de criaturas sobrenaturais que vivem no extremo norte do reino; a única Targaryen viva, que mora em outro continente e tem se fortalecido enquanto recruta centenas de soldados para um dia retomar o reino que julga ser seu por direito.

TAMANHO DA OBRA

O que destaca esta série de livros das várias que surgem por aí é o seu alto nível de informações. Segundo o wikipedia, até o quarto livro, mais de mil personagens foram nomeadas, e vários fios da trama ocorrem simultaneamente em lugares distantes, sem nunca perderem ligação com a história principal.

Além disso, o continente de Westeros tem aproximadamente o tamanho da América do Sul, e a descrição de fortes, castelos e cidades, além da geografia peculiar de cada local dão um realismo jamais visto no gênero.

TEMÁTICA MEDIEVAL

Apesar das Crônicas de gelo e Fogo não terem nenhuma ligação com algum ponto histórico verídico, as descrições nos ambientam a uma época que provavelmente inserida na Idade Média. A presença de doces e meigas moças, príncipes, reis, castelos e batalhas sangrentas bem na ponta da espada e das flechas nos dão o clima medieval.

Um ponto interessante nessa história toda é a importância que Martin dá ao descrever cada genealogia das casas nobres, além dos seus lemas e heráldicas. Cada ponto é pensado e a crítica tem aceitado bem o fato de que pouca coisa ficou solta ao longo dos cinco livros já publicados. O feudalismo também estampado como algo comum nos Sete Reinos.

Este ambiente medieval é proposital e bem acertado. E não é para menos. Segundo Martin, a sua inspiração para a trama foi a sua leitura focada nas Cruzadas, na Guerra dos Cem Anos e na Guerra das Rosas. Ele queria que sua obra pudesse ser vista como uma história que poderia muito bem ter sido vivida na era medieval. Por isso, deixou de lado em sua pesquisa muitos autores americanos, uma vez que eles distorciam a história e apresentavam um clímax americano, o que poderia deixar os seus livros inverossímeis com a época em questão.

GAME OF THRONES

Os seus livros fizeram tanto sucesso que a HBO comprou os direitos dos livros e criou a série Game of Thrones - que aliás é o título do primeiro livro das Crônicas. O seriado também está fazendo muito sucesso, principalmente porque os produtores têm feito de tudo - ou quase - para seguir à risca o que ocorre no livro.

Confira algumas imagens da série:








ENTRANDO PARA A HISTÓRIA

As Crônicas de Gelo e Fogo já entraram, definitivamente, para a história do gênero. A quantidade de fãs expressa o quão importante tornou-se esta obra para a literatura mundial, principalmente pelo fato de que a maioria dos grandes contos medievais de caráter fantástico tinha sido até então escrito por ingleses, sendo que George R. R. Martin é americano.

Para quem gosta do gênero e ainda não leu ou viu a série, um conselho, que quase uma regra de vida: Leia e Assista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário